Latropa é um grupo de RAP formado na cidade de Pouso Alegre (MG), que está na estrada desde 2001. O grupo surgiu com a ideia de produzir a música RAP, numa estética mais ampla e falar da realidade dos integrantes nos bairros São João e Santo Antônio, onde residem. O nome “Latropa” vem da ideia de uma “banca” (muita gente reunida) e de uma brincadeira descontraída ("Óia La a tropa"), já que sempre se apresentam cantando em conjunto, agregando e compartilhando novas ideias. Também fazem uma referência a afirmação e união do negro e latinoamericano, valorizando a cultura Hip Hop como uma importante forma de manifestação e militância.
Formado por DJ Akilo, Crespo, EverTOM, Jão Sagaz e Paulinho, os integrantes do grupo também atuam diretamente na ASHPA (Associação de Skate e HIP HOP de Pouso Alegre), e no Coletivo Estúdio, na organização e coletivização das expressões artísticas e culturais da cidade. A primeira formação contava com Neguin, Jão Sagaz, DJ Akilo e EverTOM.
O grupo que fez várias apresentações na cidade e região, tendo participado da organização de importantes eventos da cena do Hip Hop na época, se apresentando em Varginha, Alfenas, Passos, Lavras, Cambuí, Extrema, Stª Rita do Sapucaí e Cachoeira de Minas (MG). O grupo participou do Festival “Agosto Negro”, em homenagem ao rapper “Sabotage”, em 2005 na cidade de São Paulo (SP), dividindo o palco com os grupos de RAP, Consequência, Elo da Corrente, Estado Crítico, Espião ( Rua de Baixo), Dj King, Loudes da Luz, e Marechal. O grupo também já fez abertura de shows de grupos, como Racionais MC’s, RZO, Realidade Cruel, Face da Morte, De Menos Crime, Nelson Triunfo, Conceito Real e DBS.
As produções musicais possuem amplas referências a música brasileira e a música negra, indo de Milton Nascimento à Psilosamples. O grupo também compõe músicas em parcerias com artistas da cidade onde residem. Em suas apresentações, as músicas se expandem numa energia compartilhada pelo público presente, surpreendendo os fãs de longa data. Latropa é um convite a música de qualidade que independente do gênero está acessível a todos, numa música bem trabalhada, pautado em mensagens que nos fazem refletir, acompanhado de um som agradável de se escutar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário